Bárbara Carvalho
Psicóloga

Psicóloga Clínica, com Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde e especialista na vertente Sistémica, formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Atua em contexto clínico, escolar e comunitário, ao nível do diagnóstico e da intervenção psicológica de crianças, jovens e adultos, casais e famílias.

Atualmente, as principais áreas de aconselhamento e de intervenção junto de crianças, jovens e adultos são as perturbações da ansiedade, do humor, do comportamento, alimentares, dificuldades de aprendizagem, dificuldades sociais e de reestruturação familiar, entre outras.

Por sua vez, junto de casais e de famílias, intervém ao nível dos conflitos relacionais, mediação familiar, dificuldades de comunicação, separação/divórcio conjugal e regulação do exercício das responsabilidades parentais. Adicionalmente, intervém no âmbito do parenting (aconselhamento parental), proporcionando acompanhamento especializado durante o processo de parentalidade (da gravidez até à idade adulta), visando o desenvolvimento de competências parentais, orientadas para o bem-estar da criança/jovem.

Neste sentido, na Clínica Samaúma, assume o papel de psicóloga, com uma atitude empática, de escuta ativa, resiliente e disponível, com o principal objetivo de ajudar os indivíduos, casais e/ou famílias a ultrapassarem as dificuldades que possam estar a interferir no bem-estar pessoal e na dinâmica relacional.


 

Barbara.jpeg

Acreditando que é no estar com o outro que as mudanças têm lugar, a intervenção é co-construída, mediante a criação de um espaço de diálogo e de partilha (sem lugar a preconceito e a julgamento) capaz de promover a reflexão e o autoconhecimento, bem como novas formas de percepcionar o outro.

Por fim, “mais importante do que a chegada é a caminhada, e não há caminho sem metamorfose: ela é a ponte que torna possível a nossa travessia até os novos continentes a serem descobertos dentro de nós”.