top of page

A importância da assertividade para a saúde mental

De todas as habilidades sociais existentes, a assertividade é aquela que permite manter uma comunicação clara e que facilita a relação. Um dos eixos baseia-se em ser capaz de emitir opiniões e transmitir informação de forma equilibrada, sem que o receptor se sinta desrespeitado ou menosprezado nas suas necessidades.


Os benefícios da assertividade são diretamente percebidos nas relações pessoais e na comunicação. A assertividade também ajuda no desenvolvimento da empatia, na solução de conflitos de forma pacífica e na capacidade de adaptação a diferentes situações.


Quando se tem a assertividade bem desenvolvida, é possível controlar os impulsos e as emoções para adequar a comunicação segundo o perfil das demais pessoas, a situação e o ambiente. A pessoa consegue ainda gerir conflitos de forma mais amena, não se deixa abater tanto pelo stress, tem mais tato para lidar com as pessoas e trabalha melhor com situações em que há manipulação e chantagem emocional.


Para ser mais assertivo, a pessoa deve desenvolver as suas habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal, partindo do autoconhecimento e da autoavaliação. A assertividade é uma aptidão que pode ser construída e aperfeiçoada com o tempo, colocando algumas técnicas em prática.


Um psicólogo especializado pode ajudá-lo a desenvolver esta habilidade tão importante e necessária para as relações pessoais. Trata-se de uma aptidão bastante valorizada no mercado de trabalho e que pode ser um diferencial na sua carreira. Além da esfera profissional, ser assertivo ajudará no âmbito pessoal, já que facilitará a construção de relacionamentos mais saudáveis baseados na empatia e na sinceridade.


Ao trabalhar a assertividade, outros pontos também serão aprimorados, como a autoconfiança, autoestima, autocontrolo, autoconhecimento, autonomia e respeito, pelas suas necessidades e dos demais. O processo de desenvolvimento da assertividade pode ser um grande desafio, mas com resultados gratificantes.


Se ainda não conhece um profissional especializado para o ajudar a desenvolver a assertividade, contacte a Clínica Samaúma. Dispomos de vários profissionais capacitados para o acompanhar nesta jornada.

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page