top of page

Combater a depressão e a ansiedade

Atualizado: 21 de mar. de 2020

Para uma vida mais saudável e harmoniosa é importante entender como funcionamos.

O principal foco de uma psicoterapia moderna é a autorregulação do nosso Sistema Nervoso Autónomo (SNA).


O SNA regula as funções básicas do corpo (respiração, circulação, temperatura, digestão), sem o nosso controlo racional, e possui duas ramificações:


O Sistema Nervoso Simpático: prepara o nosso corpo para a ação, é como um acelerador. Perante o stress, é ele que nos ativa e nos prepara para agir em situação de emergência e ameaça.


O Sistema Nervoso Parassimpático: ajuda-nos a descansar, é como um travão. Depois de uma ameaça ou carga de stress, ele reorganiza a nossa ativação.


Em harmonia, “aceleramos” quando estamos em ação, trabalhando, por exemplo, e “travamos”, descansando nos momentos de lazer ou à noite quando vamos dormir.


No entanto, quando o nosso Sistema Nervoso foi atingido repetidamente por vários eventos difíceis (como traumas, lutos, separações dolorosas, etc.), pode existir uma desarmonia entre o “acelerador” e o “travão” internos. Assim, pode acontecer, por exemplo, sentirmo-nos cansados quando precisamos de trabalhar e, por outro lado, não conseguirmos dormir quando nos deitamos. Até ao ponto de nos sentirmos deprimidos ou ansiosos a maior parte do tempo.


A Clínica Samaúma oferece uma técnica moderna para a harmonização destes “acelerador” e “travão” internos no dia-a-dia. Através da Somatic Experiencing® é possível restaurar o equilíbrio do Sistema Nervoso Autónomo, resgatando uma vida mais saudável, distante da depressão e da ansiedade.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page