Descansar e relaxar!

Atualizado: Mar 23

A sociedade moderna pouco valoriza o descanso e as atividades de relaxamento. Excesso de trabalho e stress com os compromissos decorrentes dos vários papéis sociais são uma constante nas queixas dos pacientes que nos procuram.


Assim, a carga de stress, hoje, é gigante. A boa notícia é que essa carga pode ser regulada através de atividades e momentos de relaxamento. Com certeza, todos nós já desfrutamos do prazer e dos benefícios, por exemplo, de sentar à beira de uma praia, passear num parque ou simplesmente relaxar no sofá de casa.


Na Clínica Samaúma, criar uma lista de recursos é um primeiro passo na facilitação de um processo terapêutico: reconhecer não só as coisas que fazem sentir-se bem, que relaxam e regulam o nosso sistema nervoso, mas também planear essas atividades no dia-a-dia e usá-las como recurso de prevenção e intervenção, diante de situações de stress.


No momento particular em que vivemos atualmente, é fundamental dar uso à lista de recursos. Já criou a sua?


1) Pegue numa folha de papel e caneta e faça uma lista de todas as coisas que permitem à sua mente e ao seu corpo relaxar. Dê largas à sua imaginação! (Imaginar é já um excelente recurso!);


2) Imagine-se a pôr em prática cada uma destas coisas. Como se sente? Quais as coisas que têm mais e menos poder? Hierarquize;


3) Quais as atividades que podem ser adicionadas no seu quotidiano agora? Como, quando, em que horário, com quem?


4) Quais as atividades que merecem ser adicionadas futuramente, assim que for possível? Como, quando, em que horário, com quem?


5) Feche os olhos e imagine que guarda esta lista na sua mala. Na sua mala, aquela que carrega no dia a dia, estão também esses seus recursos, e poderá recorrer a eles sempre que quiser, sempre que precisar. Com certeza, eles facilitarão a sua caminhada nesta aventura que é a vida, diminuindo o stress e aumentando o relaxamento.

16 visualizações

Tel: +351 938 846 755