E se estamos deprimidos na época festiva?
Em Dezembro somos inundados de publicidade cheia de cor que nos quer transmitir alegria, somos “pressionados” para ir às compras e temos músicas de Natal em todos os espaços comerciais onde entramos. No entanto, esta altura do ano pode ser bastante difícil se nos sentimos tristes ou se estamos a atravessar uma fase mais desafiante na vida. Este contraste entre o “ideal” e como realmente nos sentimos por dentro pode ser enorme, tornando os sentimentos menos bons ainda mais dolorosos.
Com isto, pode surgir o sentimento de culpa nesta altura do ano por não estarmos a viver de acordo com o padrão e as expectativas que sentimos que nos são incutidos: a alegria e a felicidade constantes.
Então, de que forma podemos lidar com esta altura do ano se nos sentimos tristes?
Tente manter as suas expectativas das Festas num nível modesto. Pode ajudá-lo a evitar sentimentos de desilusão ou de decepção.
Não há problema em se sentir triste ou sozinho. Não precisa de “fazer de conta” para viver de acordo com as expectativas dos outros.
Passe tempo com amigos e outras pessoas que gosta. Faça as coisas que quer fazer, não apenas as coisas que tem que fazer.
E se tiver um familiar ou amigo deprimido?
Peça-lhe para fazer coisas consigo, como ir passear ou ver um filme. Se a resposta for não, não há problema, mas volte a perguntar mais tarde.
Pergunte-lhe como pode ajudá-lo no seu dia-a-dia. Pode fazer algumas tarefas domésticas ou alguns recados.
Fale com a pessoa sobre memórias felizes, pois pode ajudá-lo a sentir-se mais como parte da comemoração.
Escute quando a pessoa quiser falar. Não tente falar com ela acerca de sentimentos tristes, mas reconheça-os.
Em todo o caso, é importante procurar tratamento se está deprimido ou se um dos familiares ou amigos apresentam sintomas depressivos. A Clínica Samaúma dispõe de psicólogos para o acompanhar neste momento da sua vida. Valorize o seu bem-estar emocional!