O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma emoção que, na sua origem, é muito útil para ajudar as espécies a protegerem-se perante situações de perigo, pois permite que o corpo se prepare para reagir face a estas mesmas situações. Enquanto a ansiedade controlada pode ser um excelente estimulante, o seu excesso é fonte de sofrimento, que pode ser não só paralisante como até nociva.


A ansiedade caracteriza-se pela existência de sentimentos de insegurança, tensão e preocupação que podem ser acompanhados de sensações físicas como taquicardia, arritmias, suores, secura da boca, tonturas e tremores.


Os quadros ansiosos têm vindo a aumentar em Portugal de forma significativa, sendo que as mulheres são a população mais afetada por este transtorno.


A ansiedade é causada pela perceção (real ou não) de perigo. Situações nas quais a pessoa se sente insegura são mais suscetíveis de gerar ansiedade numa forma aguda. São o caso de uma entrevista importante, a apresentação de um trabalho escolar ou ter de falar em público, situações de exposição pessoal.


No entanto, se este estado se torna permanente poder-se-á considerar a possibilidade de ansiedade crónica, uma condição que exige tratamento especializado.


A ansiedade pode afetar tanto adultos como crianças, sendo que, no caso das últimas, os seus sintomas podem ser mascarados e, por isso, mais difíceis de detetar. Ela pode estar associada a um leque alargado de situações e quadros patológicos, sendo que o seu diagnóstico é extremamente importante para que se possa realizar uma intervenção adequada.


Um dos pontos de partida para o controlo da ansiedade passa por identificar qual a sua origem, o que nem sempre é fácil de definir.


A ansiedade é uma condição passível de ser tratada e o melhor modo para o conseguir é através de psicologia/psicoterapia. Na Clínica Samaúma temos profissionais especializados disponíveis para o ajudar com as técnicas mais inovadoras para o tratamento da ansiedade.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo