Supere a dependência emocional!

A dependência emocional é uma dependência afetiva em relação a uma pessoa ou a um relacionamento. Muitas vezes tem início precocemente na vida e está construída em cima de crenças erradas de desvalorização e falta de amor-próprio. É algo extremamente prejudicial e que costuma acentuar-se com o passar dos anos.


A dependência emocional acontece quando uma pessoa projeta as suas expetativas nas pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, sentir-se capaz para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado. No fundo, o dependente emocional sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre a sua própria vida, de tomar decisões erradas e de ser rejeitado.


Pedir ajuda e partilhar com as outras pessoas as dificuldades sentidas vai ajudar a alcançar uma maior independência, autoconfiança, autoestima e bem-estar. Se é este o seu caso comece por aceitar e ter consciência desta situação de dependência emocional, esforce-se por aumentar a sua autoestima, reconheça o seu valor e as suas necessidades pessoais. Comece a dar passos decisivos.


Se sente que está tão dependente ao ponto de sufocar a própria individualidade e não consegue enfrentar a vida sem o outro, o ideal é procurar ajuda profissional. Um bom psicólogo pode orientá-lo adequadamente, contribuindo para o processo de conquista da independência emocional.


Conquistar a independência emocional não é deixar de amar, mas sim amar sem se anular. É partilhar a sua vida com alguém, mas seguir em frente com os seus objectivos, respeitando espaços, valores e o modo de ser de cada um.


Se a relação o limita ou se o medo de estar sozinho é maior do que as suas necessidades individuais, então o que sente não é amor.


Para superar a dependência emocional é fundamental que aprenda a estar bem sozinha/o. Saiba que isso é possível! Não deixe de pedir ajuda profissional se precisar de suporte para alcançá-lo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo