top of page

Síndrome de Burnout

O burnout é uma síndrome relacionada ao desgaste profissional, onde a pessoa se encontra numa situação de exaustão emocional, além do sentimento de falta de realização pessoal e despersonalização. É um dos problemas mais comuns que afetam os ambientes de trabalho, porém pouco conhecido pela maioria das pessoas.


Uma pessoa com burnout apresenta um estado emocional de extremo cansaço e falta de ânimo, como consequência direta do seu dia-a-dia laboral. O indivíduo perde a capacidade de enfrentar as pressões e exigências provenientes do seu cargo. Com isso, a sua produtividade é cada vez menor e o trabalhador sente-se permanentemente cansado.


Os sintomas da síndrome de burnout estão ligados aos aspectos afetivos, cognitivos, físicos e comportamentais. Também estão relacionados à personalidade de cada indivíduo, podendo manifestar-se de maneira distinta em cada pessoa. O sintoma que se apresenta de maneira mais rápida é o esgotamento e a falta de energia acentuada.


As consequências da síndrome de burnout são geralmente decorrentes do extremo nível de stress sofrido pelas pessoas que apresentam este tipo de problema. O sono fica extremamente comprometido, ocasionando a insónia e impedindo o corpo de descansar adequadamente.


Esse cansaço contínuo provoca níveis altos de irritabilidade, desequilíbrio emocional, perturbações de humor, dificuldades de concentração e raciocínio, afetando a capacidade de discernimento, levando a um estado de confusão mental e de propensão a pensamentos negativos.


O burnout pode vir acompanhado de outras perturbações comportamentais, como a depressão e ansiedade. A pessoa também pode vir a sofrer de ataques de pânico, desencadeados pelos altos níveis de ansiedade. Algumas pessoas com burnout começam a desenvolver hábitos tóxicos e também o absenteísmo, que é a ausência no ambiente de trabalho, seja por faltas ou atrasos contínuos.


Esta síndrome pode levar a condutas destrutivas e de riscos psicossociais, aumentando a ocorrência de conflitos tanto no âmbito familiar como laboral. A ajuda de um profissional de saúde é extremamente importante neste processo!


A Clínica Samaúma dispõe de psicólogos/psicoterapeutas especializados para te ajudar a enfrentar a síndrome de burnout. A intervenção rápida e eficaz pode ser um fator determinante para superar com mais facilidade o problema e recuperar a qualidade de vida e bem-estar. A psicoterapia é muito importante para que a pessoa possa entender os motivos que o levaram à síndrome de burnout.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page