Susana Silva
Psicóloga & Hipnoterapeuta (Terapeuta Sénior)

Psicóloga, com Mestrado Integrado e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (abordagem Cognitivo-Comportamental), formada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Atende há mais de 10 anos e dirige atualmente a própria clínica - a Clínica Samaúma.

Certificou-se em Business e Life Coaching e também tem formação em Coaching Parental/Familiar.

É Hipnoterapeuta, formada na abordagem Ericksoniana da Hipnoterapia e complementada pela Hipnoterapia Cognitiva e Hipnose Estratégica, usando estas técnicas no seu trabalho clínico para o aprofundamento de questões mais inconscientes.

Facilitadora do Método Louise Hay (método de desenvolvimento pessoal), que usa individualmente na prática clínica, e também facilita Meditação Infantil, uma abordagem cada vez mais promissora no trabalho com crianças.

Formanda em Somatic Experiencing® – SE (Experiência Somática), uma abordagem terapêutica para a resolução de traumas que permite um aprofundamento e renegociação de questões traumáticas instaladas no corpo, ao nível das sensações.

Na Clínica Samaúma, atua e intervém sobre diversas perturbações emocionais (depressão, luto, ansiedade), problemas sociais, comportamentais e da personalidade, usando em complemento as diversas abordagens e técnicas que vem estudando ao longo da sua carreira.


Acredita que um bom apoio emocional e psicológico na infância e adolescência são a base para uma vida adulta mais saudável. Nesse sentido, além do trabalho com crianças e adolescentes, interessa-se e destaca-se pelo trabalho com adultos e na sua abordagem à “criança interior” de cada um - uma abordagem para aprofundar, resgatar, renegociar e atualizar questões e traumas de desenvolvimento e infância, que tantas vezes condicionam e marcam a vida adulta.

Desde o início da carreira, vem acumulando experiência significativa na área da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), pelo que lhe foi atribuída a especialidade de Necessidades Educativas Especiais pela OPP. Na Clínica Samaúma, também é responsável pela avaliação da PEA e intervenção na Síndrome de Asperger.

Além da prática em clínica privada, também colabora em contexto escolar e realiza palestras, abordando temas diversos da saúde mental, parentalidade e coaching. 

Também, é uma profissional em formação permanente, acreditando que a diversidade e complexidade humana merecem uma busca constante de novos olhares e abordagens terapêuticas. Por outro lado, o processo de autoconhecimento é parte da sua própria caminhada, pois acredita que é preciso conhecer bem os "trilhos" por onde caminha com os seus clientes.

A sua infância e adolescência vivida no campo, em contacto com a Natureza, são a base para que ainda hoje veja a Natureza como recurso terapêutico, para equilíbrio e regulação emocional.