A televisão representa neste momento um perigo para as crianças que passam tanto tempo fechadas em casa. É certo que as distrai e é uma forma de passar algum tempo, mas quando tudo isto passar (vai passar!!), pode ser muito difícil retirar as crianças do hábito da televisão. E o perigo é também para os adultos!
Por exemplo, durante as refeições, ter a televisão ligada é um tema polémico entre muitas famílias.
Muitos adultos, para se atualizarem e perante a necessidade de descontração depois de um intenso dia de trabalho, não dispensam os telejornais, os jogos de futebol, as séries, os programas,… e, assim, o momento das refeições, que deve representar uma ocasião de intensa vida familiar, um encontro significativo para todos os membros do agregado familiar, acaba por se dispersar e ser menosprezado.
Então, nesta fase em que há outros momentos do dia para se atualizar e descontrair com a televisão, a sugestão é que preze os momentos de refeição em família!
Deve ser muito claro para os pais que aquilo que lhes dizem os seus filhos é sempre muito mais importante do que qualquer coisa que possam ver na TV.
E as refeições são os momentos em que, com naturalidade e sem intromissão, os pais podem ir conhecendo a vida das crianças.
E como é importante, nesta fase conturbada, dar atenção à vida interior das crianças!
Susana Silva
Psicóloga da Clínica Samaúma - Saúde Mais Humana
Comments