top of page

E se estamos deprimidos na época festiva?


Em Dezembro somos inundados de publicidade cheia de cor que nos quer transmitir alegria, somos “pressionados” para ir às compras e temos músicas de Natal em todos os espaços comerciais onde entramos. No entanto, esta altura do ano pode ser bastante difícil se nos sentimos tristes ou se estamos a atravessar uma fase mais desafiante na vida. Este contraste entre o “ideal” e como realmente nos sentimos por dentro pode ser enorme, tornando os sentimentos menos bons ainda mais dolorosos.


Com isto, pode surgir o sentimento de culpa nesta altura do ano por não estarmos a viver de acordo com o padrão e as expectativas que sentimos que nos são incutidos: a alegria e a felicidade constantes.


Então, de que forma podemos lidar com esta altura do ano se nos sentimos tristes?

  • Tente manter as suas expectativas das Festas num nível modesto. Pode ajudá-lo a evitar sentimentos de desilusão ou de decepção.

  • Não há problema em se sentir triste ou sozinho. Não precisa de “fazer de conta” para viver de acordo com as expectativas dos outros.

  • Passe tempo com amigos e outras pessoas que gosta. Faça as coisas que quer fazer, não apenas as coisas que tem que fazer.

E se tiver um familiar ou amigo deprimido?

  • Peça-lhe para fazer coisas consigo, como ir passear ou ver um filme. Se a resposta for não, não há problema, mas volte a perguntar mais tarde.

  • Pergunte-lhe como pode ajudá-lo no seu dia-a-dia. Pode fazer algumas tarefas domésticas ou alguns recados.

  • Fale com a pessoa sobre memórias felizes, pois pode ajudá-lo a sentir-se mais como parte da comemoração.

Escute quando a pessoa quiser falar. Não tente falar com ela acerca de sentimentos tristes, mas reconheça-os.


Em todo o caso, é importante procurar tratamento se está deprimido ou se um dos familiares ou amigos apresentam sintomas depressivos. A Clínica Samaúma dispõe de psicólogos para o acompanhar neste momento da sua vida. Valorize o seu bem-estar emocional!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page